Pernambuco autoriza realização de shows e eventos a partir de segunda-feira (28)

Bocão News

(Foto: Reprodução/Instagram)

Os pernambucanos ou quem estiver na Grande Recife, Zona da Mata e parte do Agreste do estado, já poderão curtir festas, casamentos, shows, peças de teatro e cinema, a partir de segunda-feira (28). A autorização para realização foi anunciada nesta quinta-feira (25), pelo governo, durante coletiva de imprensa.

(Foto: Reprodução/Instagram)

 

Também haverá  mudança na capacidade permitida de funcionamento nos restaurantes, bares e demais serviços de alimentação, que poderão funcionar com 70% da capacidade ocupada e no período das 6h à meia-noite. A medida faz parte do Plano de Convivência com a Covid-19, quando as regiões entrarão na fase 9. No interior, as regiões de Ouricuri e Afogados da Ingazeira avançam para a fase 8, onde as demais cidades já estão.

No entanto, para a abertura dos eventos, é preciso obedecer a capacidade máxima de 100 pessoas por espaço, ou 30% da capacidade, dando preferência ao critério que ocasionar a menor quantidade de pessoas. Com a mudança de capacidade dos serviços de alimentação, a distância obrigatória entre as mesas passa de 1,5 metro para 1 metro. Os clientes seguem precisando utilizar máscaras em todos os momentos em que não estiverem nas mesas.

O governo também anunciou, em coletiva de imprensa transmitida pela internet, a permissão de entrada de todos os turistas em Fernando de Noronha, mesmo quem não teve Covid-19, a partir de 10 de outubro. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, um estudo para analisar a presença do vírus na ilha está sendo feito para subsidiar a reabertura.

O que é permitido em cada região:
Fase 9

Esta etapa foi alcançada pelas regionais de saúde 1, 2, 3, 4 e 12. Nessas regiões, estão liberadas as seguintes atividades e espaços:

Eventos culturais, como cinema, teatro e similares (com até 100 pessoas)
Eventos sociais, como casamentos e festas (com até 100 pessoas)
Eventos corporativos (com até 100 pessoas)
Turismo em Noronha
Comércio de praia
Exposições e museus
Restaurantes e outros serviços de alimentação (com 70% da capacidade, das 6h à 0h)
Academias de ginástica
Futebol, sem público
Serviços de escritório (com 100% da capacidade)
Comércio de veículos com 100% da capacidade
Atividades esportivas individuais ao ar livre
Praias, parques e praças
Shoppings (no horário normal, das 10h às 22h)
Comércio varejista nos bairros
Salões de beleza
Indústria
Comércio atacadista
Construção civil